Skip to main content

Na hora de escolher uma peça de mobiliário para compor a decoração do ambiente, muitas vezes nos atentamos apenas aos detalhes estéticos da peça, mas tão importante quanto, é saber também qual o tipo de material utilizado na fabricação do móvel.

O MDP é um material amplamente utilizado na fabricação de peças de mobiliário.

Se trata de um painel de madeira construído a partir de três camadas de partículas de madeira, sendo um dos materiais mais resistentes disponíveis no mercado.

Ao longo desse post falaremos mais sobre o MDP e suas principais características, nos acompanhe na leitura!

 

O que é o MDP?

 

Como falamos anteriormente, o MDP (Medium Density Particleboard), ou painel de média densidade, é um painel composto por camadas de partículas de madeira prensadas.

Ao todo são três camadas, um grossa no miolo da peça e duas camadas finas na superfície.

O MDP é criado por meio de alta temperatura de pressão, por isso é um material com alta resistência e durabilidade.

Em geral o MDP é utilizado desde a estrutura dos móveis, até o acabamento.

 

Qual a diferença entre o MDP e MDF?

 

Apesar de serem materiais semelhantes, o MDP e o MDF possuem uma estrutura diferente.

Enquanto que o MDP é obtido a partir de partículas de madeira prensadas a alta temperatura, o MDF é obtido a partir da junção de fibras de madeira com resina sintética.

A principal diferença entre o MDP e o MDF está em sua estrutura interna, onde o MDP oferece maior resistência, e o MDF é um material mais maleável.

 

Características incríveis do MDP

 

Para que você conheça mais sobre o MDP e suas vantagens, listamos abaixo 5 características importantes desse material, confira conosco:

 

– Resistência a umidade

Um grande problema em peças de mobiliário é o contato com a umidade, que danifica o móvel e até mesmo os itens que estiverem armazenados dentro dele.

O MDP é um material que apresenta maior resistência a ambientes com umidade, isso porque suas partículas de madeira apresentam pequenos espaços vazios.

Com isso ao ser exposto a umidade o MDP é capaz de absorver melhor essa umidade, evitando que a espessura do material aumente (inche).

 

– Melhores resultados na pintura

O MDP é capaz de absorver melhor a tinta que outros materiais, além da absorção, o MDP também proporciona um resultado homogêneo com acabamento de qualidade superior.

 

– Suporta maior carga de peso

Apesar de ser um material leve, o MDP suporte uma carga de peso muito superior a outros tipos de materiais.

Isso é possível graças as suas três camadas de partícula de madeira, que permitem maior robustez ao material.

 

– Maior durabilidade

Os móveis produzidos em MDP, quando cuidados de maneira adequada possuem uma alta durabilidade.

Mesmo que o móvel seja movimentado de um local para outro, se esse deslocamento for feito de forma segura e adequada, por se tratar de um material mais resistente e robusto o MDP tende a resistir a mudanças sem ser danificado.

 

– Material ecologicamente sustentável

O MDP é produzido a partir de madeira de pinus ou eucalipto, matéria prima obtida de forma sustentável não apresentando impactos a áreas de florestas e de preservação ambiental.

Como foi possível analisar, o MDP é um dos materiais mais modernos, para uso na fabricação de móveis.

Além das características que citamos acima, podemos destacar também que é um material com um excelente custo x benefício.

Por isso na hora de escolher um móvel novo, procure também peça composição da peça, e prefira materiais mais resistentes e duráveis como o MDP.

 

Se você gostou desse post, não perca outros conteúdos em nosso blog!