Skip to main content

O ideal é limpar  e organizar guarda roupa ao menos uma vez ao mês. A rotina agitada pede organização para conseguir encontrar roupas e se trocar em tempo hábil. A limpeza mensal do guarda-roupa ou do closet, seja ele um closet pequeno ou grande, elimina ácaros e evita a proliferação de doenças respiratórias e alérgicas. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de organização e de como tirar mofo do guarda roupa.

Antes de organizar guarda roupa é preciso fazer uma limpeza, mas para evitar crises alérgicas é vital utilizar uma máscara de proteção e com o auxílio de um aspirador de pó retirar toda a poeira. O passo seguinte é limpar o guarda-roupa com um pano umedecido no álcool e água, ou produto específico para limpeza do material utilizado na fabricação do seu guarda-roupa.

Como tirar mofo do guarda roupa

Como tirar mofo do guarda roupa nem sempre pode ser uma tarefa simples, separamos algumas dicas para resolver esse problema. O mofo no guarda roupa é recorrente mais em regiões mais frias e em ambientes que não possuem a incidência direta do sol. Seguindo as dicas abaixo você pode evitar e aprende como tirar mofo do guarda roupa de sua casa.

  • É indicado deixar as portas do seu guarda roupa abertas pelo menos por 20 min diariamente, para ventilar o armário.
  • Mensalmente, esvazie o seu guarda roupa e limpe os espaços com água e vinagre, evitando fungos que podem gerar mofo e mal cheiro nas roupas. Essa solução é uma forma fácil de tirar mofo do guarda roupa e proteger suas roupas.
  • Para evitar a umidade e não seja necessário tirar mofo do guarda roupa, semestralmente, coloque um potinho com bicarbonato de sódio, cal ou gesso dentro do armário.
  • Outra opção é colocar é misturar água com água sanitária ou vinagre branco, na proporção de um para um. Em seguida passar um pano úmido com a solução nas prateleiras e paredes do guarda roupa

Para amenizar a umidade e proteger as suas roupas deixe um pedaço de giz em cada prateleira.

Como tirar mofo das roupas guardadas

Se as suas roupas ficaram muito tempo guardadas em um guarda-roupa que recebeu umidade e que não recebia muita iluminação e ventilação, pode ser que elas fiquem com mal cheiro ou manchadas. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa situação também.

Para as roupas coloridas: deixá-las mergulhadas em leite fervente até a mancha sumir.
Para as roupas brancas: deixar o tecido de molho em água quente com sal.

Organizar guarda roupa e closets pequenos

Defina o que realmente vai continuar no seu guarda-roupa, bem como as roupas mais importantes, aquelas que você usa com mais freqüência. Separar roupas intimas em uma gaveta, de preferência com divisória, ajuda bastante a organizar guarda roupa e closets. Separar gavetas para guardar pijamas, meias e roupas de praia também auxilia na organização do guarda-roupa.

Um ponto positivo na arrumação do guarda-roupa é que sempre encontrará “aquela” peça que estava perdida ou esquecida no armário. Também, organizar guarda roupa é uma medida para abrir espaço para peças novas. Uma boa opção na organização do seu guarda-roupa é arrumar as roupas montando novos looks, de modo que na hora de vestir você ganhará tempo.

O ideal é organizar roupas segundo as estações do ano, deixando roupas da estação atual em locais mais acessíveis, como gavetas e cabides. Outro ponto fundamental é criar paredes imaginárias no guarda-roupa e dividir as roupas por cores e estilos.