Skip to main content

Um bom atendimento ao cliente é o aspecto essencial para qualquer empresa que deseja obter sucesso em suas vendas.

Oferecer aos clientes um atendimento excelente, e proporcionar uma experiência de compra incrível, deve ser a prioridade de toda a equipe de vendas.

Com uma concorrência crescente a cada dia, garantir competitividade no mercado requer oferecer algo além aos seus clientes.

Ao longo desse artigo vamos trazer informações importantes sobre como melhorar o atendimento e a experiência dos seus clientes, nos acompanhe na leitura!

 

Entenda a importância de um atendimento ao cliente excelente

 

Um bom atendimento é essencial para realizar novas vendas e manter aqueles que são já clientes da sua loja. Os aspectos para um bom atendimento ao cliente vão além de boa apresentação, boa comunicação e receptividade.

O cliente sempre espera algo a mais, e o vendedor só irá descobrir suas reais expectativas se, ele se dispor a escutar o cliente e entender suas reais necessidades.

Então o ponto crucial de um atendimento ao cliente com excelência é buscar entender as necessidades do cliente, e posteriormente oferecer soluções para atender a essas necessidades.

Mostrar o valor agregado do produto, quais seus diferenciais e vantagens, mostra que o atendente está ali realmente para ajudar o cliente a tomar a melhor decisão de compra.

É comprovado que um bom atendimento impacta diretamente nas receitas e na reputação da empresa.

Por isso, investir tempo em ouvir seus clientes, entender o que procuram e desejam e propor alternativas adequadas, é o primeiro passo para uma experiência de compra satisfatória para o cliente.

 

Proporcionando uma experiência incrível através do atendimento ao cliente excelente

 

Os clientes não compram apenas um produto, mas eles adquirem uma experiência, que os surpreendem de forma positiva e satisfatória.

E isso só será possível de ser alcançando através de um atendimento ao cliente com excelência. E para fornecer ao seu cliente uma experiência de compra incrível, é preciso conhecer um pouco melhor o perfil desse cliente.

Algumas questões chave ajudarão a construir essa experiência de compra / atendimento, confira abaixo:

  • Qual a razão / razões pela qual o cliente está efetuando a compra?
  • Quais as expectativas do cliente quanto a empresa e o produto?
  • O que a concorrência está oferecendo no momento?
  • Quais opções de produtos disponíveis e seus diferenciais para atender ao cliente?
  • Qual o nível de interesse do cliente em de fato efetuar a compra naquele momento?

 

O objetivo aqui é pensar em todas essas questões para que elas possam ser respondidas ao cliente de forma a ajuda-lo a resolver o seu problema.

 

Dicas para atender os clientes de forma eficiente e prazerosa

 

Atender o cliente é missão complicada e que exige paciência, mas a nova forma de atendimento ao cliente compreende utilizar diversas ferramentas de moda integrada e inteligente.

Confira algumas dicas abaixo:

 

– Siga um processo

Há sempre um processo que precisa ser seguido. Levar em conta todas as questões do tópico anterior antes de abordar qualquer cliente é seguir uma sequência lógica de atendimento.

Esse processo deve ser desde o primeiro contato que você faz o com o seu cliente até o momento de atende-lo no pós-venda. Por isso, o primeiro passo é ser empático e ouvir as queixas do cliente como ponto inicial de contato.

 

– Seja um bom planejador

Um bom atendimento antecede um bom planejamento. A falta de planejamento pode gerar conflitos e uma experiência ruim tanto para o cliente quanto para o vendedor.

Por isso, se programe em atender um cliente de cada vez, evite trocar informações inconvenientes com outros colegas no momento do seu atendimento e mostre que você programou aquele tempo para se dedicar a pessoa que está atendendo.

 

– Se mostre um especialista, mas use toda a ajuda que precisar

Quando alguém busca uma orientação ao comprar algum móvel, ou produto, o cliente espera que você seja alguém que possa responder tudo sobre o produto ou sobre a loja.

Você precisa estar preparado para todo o tipo de dúvida, e mesmo que você não tenha aquela resposta naquele momento, não tenha medo e nem vergonha de buscar ajuda de quem possa responder.

Isso demonstra transparência, um cuidado e um respeito a mais com o seu cliente.

 

– Fidelize os seus clientes

O maior sucesso de vendas ou atendimento é quando você se mostra tão confiável a ponta de o cliente preferir ser atendimento exclusivamente por você.

E para chegar a esse patamar é necessário mesclar todos os fatores anteriores e se dedicar a um pós-venda completo e humanizado.

Ouvir e resolver problemas de seus clientes é uma excelente maneira de mostrar que você se importa com as questões dele. Por isso, seja sempre verdadeiro e empático no seu atendimento.

 

Clientes satisfeitos sempre voltam, além disso se tornam promotores da sua marca / produto / atendimento para outros clientes.

O que se mostra um marketing altamente eficiente.

É preciso deixar uma marca positiva no cliente, para que ele não se esqueça do atendimento recebido e o mais importante não se esqueça da sua empresa.

Mas atenção, aqui gostaríamos de destacar um ponto importante.

É preciso saber esperar e respeitar o tempo o cliente, oferecer um atendimento ao cliente excelente não quer dizer empurrar seu produto a todo custo para o cliente.

É preciso estabelecer uma relação de parceria e confiança, por isso é preciso deixar o cliente amadurecer e chegar no momento decisivo de compra.

Pressionar é diferente de persuadir, é possível oferecer elementos e diferenciais para convencer o cliente, mas pressionar e coagir a efetuar a compra só fará com que o cliente se afaste mais.

O cliente busca objetividade em sua experiência de compra, então entender e atender suas necessidades demandará uma pesquisa rápida e objetiva por parte do vendedor.

 

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, você poderá ainda acessar o “Guia definitivo do consumidor digital”, e obter mais informações sobre como oferecer um atendimento ao cliente com excelência.

 

Nos vemos no próximo artigo!