Skip to main content

O home office tem transformado a forma como as relações profissionais são conduzidas.

Um modelo cada vez mais comum dentro das organizações, o trabalho remoto confere ao profissional maior flexibilidade e autonomia em seu trabalho.

Em contrapartida as empresas ganham em produtividade, economia e otimização de atividades.

Mas para conquistar um home office mais produtivo e agradável, é preciso planejar desde a rotina de horários, até o espaço destinado para o trabalho em casa.

E é justamente sobre ideias para ter uma boa experiência no trabalho remoto que falaremos ao longo desse artigo, nos acompanhe na leitura!

 

Saiba como melhorar ainda mais o Home Office

Demóbile – Escrivaninha Office Presence – sem gaveteiro – branca

Como falamos anteriormente o home office proporciona maior liberdade e autonomia aos colaboradores.

Por isso, é um modelo cada vez mais atraente, e que tende a se expandir ainda mais dentro das organizações nos próximos anos.

Mas para ter uma ter uma “boa experiência” no home office é preciso levar em conta que trabalhar de casa requer alguns cuidados importantes, veja abaixo:

 

– Tenha um espaço adequado para o Home Office

 

O primeiro aspecto, e o mais importante de todos, é ter um espaço adequado para o desenvolvimento das suas atividades profissionais.

É necessário que esse espaço ofereça suporte para todos os itens que você irá precisar no trabalho, como ponto de internet, tomada de energia, linha telefônica se for necessário.

Além de espaço físico suficiente para os móveis que serão utilizados (mesa / cadeira / armários).

O ambiente também precisa proporcionar foco e concentração, por isso evite locais com barulho ou circulação frequente de pessoas.

Até mesmo a iluminação deve ser adequada, proporcionando uma boa luminosidade e utilizando tons de lâmpadas que favoreçam a concentração e produtividade.

 

– Escolha móveis que proporcionarão maior conforto

Trabalhar de casa já nos faz pensar em maior conforto, porém a realidade nem sempre é essa.

Muitas pessoas não se preocupam em utilizar os móveis adequados para o trabalho como uma cadeira ergonômica, escrivaninha e armários com gavetas, e acabam trabalhando da mesa da cozinha por exemplo.

O que não é indicado, pois o home office precisa ser uma extensão do escritório em casa.

Por isso os móveis e o ambiente, têm que ser semelhantes ao ambiente organizacional em estrutura e conforto.

Então nada de improvisos que podem prejudicar seu desempenho e até mesmo sua saúde, é preciso utilizar móveis e equipamentos adequados no home office.

 

– Crie um ambiente com a sua identidade

Deixe o seu espaço de home office com a sua cara, invista em uma decoração que torne esse ambiente confortável e prazeroso.

Decore seu espaço de home office com quadros, objetos decorativos, itens de papelarias e até mesmo plantas.

Tudo isso para deixar o seu local de trabalho ainda mais aconchegante.

 

– Estabeleça horários e planeje sua rotina

Um erro comum em quem trabalha em home office, é não estabelecer uma rotina com horários fixos, como ocorre quando se trabalha em um ambiente corporativo.

É importante planejar a rotina do dia e estabelecer períodos de descanso, como os horários de almoço e pausa para um lanche por exemplo.

Além de garantir melhor organização do dia, essas pausas proporcionarão uma rotina mais adequada e saudável, permitindo que você faça suas refeições em horários fixos, e com maior qualidade.

 

– Não se esqueça de se hidratar

Mantenha sempre uma garrafinha abastecida com água por perto, muitas vezes quando estamos trabalhando esquecemos de beber água.

Em casa isso ocorre ainda com maior frequência, então para garantir que você não se esqueça de beber água, deixe uma garrafinha sempre abastecida ao alcance.

 

Se você gostou do conteúdo, acompanhe nosso blog e confira outros artigos exclusivos!