Skip to main content

Escolher o mobiliário que irá compor a decoração, tanto de ambientes residenciais quanto empresariais é uma decisão importante.

Cada móvel deve ser escolhido levando em consideração o espaço, usabilidade, funcionalidade, design, entre outros.

Entre as opções mais utilizadas para móveis estão os móveis planejados, modulados, sob medida e os móveis seriados.

Nos acompanhe na leitura e saiba mais sobre cada tipo de móvel, qual a indicação para cada ambiente, e qual estilo de móvel combina melhor com o espaço, confira conosco!

Planejado, modulado, seriado ou sob medida, qual opção escolher?

 

Antes de responder a essa pergunta é importante entender melhor sobre cada tipo de móvel.

– Móveis Planejados

Os móveis planejados são móveis desenvolvidos de acordo com o espaço, sendo projetado um modelo individual para cada ambiente.

Os móveis planejados seguem um padrão de dimensões e design, onde essas peças “padrões” se encaixam para atender a demanda do cliente, tanto no quesito de espaço quando de design.

Ou seja, os móveis planejados possuem medidas personalizadas, mas seguem um padrão de disposição de espaços, prateleiras, gavetas, portas, nichos entre outros.

 

– Móveis Modulados

Os móveis modulados são peças de mobiliário que possuem medidas, estrutura, design e cor padronizados.

São móveis que se encaixam entre si, podem ser transportados para outro ambiente em casos de mudança e podem ser adquiridos por partes, conforme as necessidades do cliente.

Permitem maior mobilidade, porém não atendem a uma demanda personalizada do cliente, visto que se tratam de peças com tamanho padrão.

 

– Móveis Seriados

Os móveis seriados são os produtos mais populares, fabricados em larga escala pelas grandes indústrias moveleira.

Esse tipo de móveis permite mais possibilidades decorativas, por terem tamanho padrão, são mais fáceis de mudar o mobiliário de lugar e renovar outro ambiente da casa ou escritório.

Apostar em móveis seriados é uma boa alternativa para quem vive em apartamento ou casas alugadas. Como as peças são padronizadas, podem ser levadas para outro imóvel sem problema algum, o que não acontece com no caso de peças planejadas.

 

– Móveis sob medida

Os móveis sob medida, como o próprio nome sugere são peças de mobiliário desenvolvidas exclusivamente para cada ambiente.

Nos móveis sob medida, cada milímetro é computado para que o móvel preencha o espaço necessário com exatidão.

Móveis sob medida tendem a ser peças mais elaboradas, com acabamentos mais luxuosos e estruturas mais requintadas e modernas.

 

O tipo de móvel ideal para cada espaço dependerá das necessidades e expectativas de cada cliente, e da funcionalidade do ambiente.

Por isso é importante entender qual será a usabilidade da peça, e qual tipo de móvel mais atende a expectativa.

 

Conheças as vantagens de cada tipo de móvel

 

Para acertar na escolha do tipo de móvel ideal para compor a decoração do seu espaço, é importante conhecer as vantagens de cada um.

Os móveis planejados são uma das opções de maior escolha na hora de decorar um ambiente.

Além de serem peças personalizadas de acordo com o espaço do cliente, os móveis planejados conferem um design mais moderno e elegante ao espaço.

Porém o cliente precisará aguardar o prazo de construção dos móveis, e seu custo tende a ser um pouco mais elevado.

 

Já os móveis modulados são peças prontas, ou seja, o cliente receberá o móvel de forma rápida, pois não precisará aguardar a sua construção.

São opções que possuem um custo mais acessível, e também proporcionam maior mobilidade, sendo possível transportá-lo em caso de mudanças por exemplo.

Uma desvantagem dos móveis modulados é que eles podem não preencher o espaço desejado de forma adequada, por se tratar de medidas padronizadas.

Os móveis seriados são móveis produzidos em larga escala e por conta disso tem como principais vantagens o menor custo, tamanhos padronizados e uma melhor agilidade na entrega, disponíveis muitas vezes a pronta entrega.

Por possuírem medidas padronizadas, podem ser usados em diferentes ambientes dentro de casa, como uma cômoda, que pode muito bem fazer parte do seu quarto e também renovar seu escritório.

Os móveis seriados possuem a desvantagem apenas quando o assunto é exclusividade na peça.

 

E os móveis sob medida são peças criadas exclusivamente para cada ambiente que o cliente desejar.

Móveis sob medida tem a vantagem de permitir incluir no projeto detalhes mais elaborados de design, além disso os móveis sob medida preenchem o espaço em sua totalidade, milímetro por milímetro.

A desvantagem desse tipo de móvel é o tempo necessário para construir uma peça sob medida, e o custo que tende a ser bem mais elevado que as demais opções.

 

Qual estilo de móvel é o mais indicado para cada espaço?

 

Qualquer móvel pode ser incorporado em um ambiente, mas há alguns tipos de móveis que são mais utilizados em determinados espaços.

Os móveis modulados por exemplo são amplamente utilizados em áreas comuns, como salas de estar e de jantar, área de serviço, quarto de hóspedes, cozinha, entre outros.

Já os móveis planejados são mais comuns em cozinhas, quartos e banheiros, enquanto que os móveis sob medidas são comuns em quartos, closets, cozinhas e áreas gourmet.

E por último os moveis seriados são ótimas escolha para quem busca agilidade e praticidade para mobiliar a casa ou apartamento sem ter que esperar muito. Podendo equipar seu quarto, seu escritório, cozinha entre outros.

Em se tratando de móveis, as possibilidades para decoração de ambientes são infinitas.

O importante é optar por peças de qualidade, produzidas com bons materiais, com design moderno e que proporcionem conforto e praticidade.

 

Para mais conteúdos sobre o tema acompanhe nosso blog. Até o próximo post!